quarta-feira, 8 de junho de 2011

Updates

04 de Junho (Sabado)
Acordei tarde novamente, alias e interessante o meu sono aqui. Durmo mais e geralmente melhor, acho que e o cansaco... Tomei meu cafe como sempre e fui pro Dusit Zoo.
O Zoo nao e tao bom quanto eu esperava, poucos animais, a qualidade das jaulas nao era boa e sem falar que na minha opiniao nao havia espaco suficiente para alguns animais...
Nao gostei da forma como eles tratam os elefantes no Zoo. Eles ficam acorrentados o tempo todo para que as pessoas possam chegar perto e comprar comida para alimenta-los.
Apos o Zoo decidi ir na famosa Khao San Rd, que nada mais e do que uma rua cheia de camelos, casas de massagens, carrocinhas vendendo comida e muitos motoristas de tuk tuk oferecendo “tour” pela cidade. Esse ours podem sair bem baratos, em torno de 20 ou 30 baht, o que e entre R$1 e R$1.50, mas a verdade e que eles vao te mostrar uma parte da idade, com algumas atracoes gratuitas (ou seja, que vc poderia ir sozinha) e entao vao parar em 3 ou 4 lojas e pedir que vc entre e finja interesse em alguma mercadoria, nao precisa comprar nada, mas tem que ficar la dentro da loja pelo menos uns 5 minutos... Sacal!
Na Khao San comprei 3 blusas, por R$5 cada, almocei um macarrao com camarao por R$2,50, tomei suco de Guava por R$2,50, comi um rolinho primavera por R$0,50 e fiz uma hora de massagem por R$12,50. Loving Thailand so much! J
Depois perguntei  ao pessoal da massagem como chegar em Siam, a regiao dos shoppings. Me disseram pra pegar o onibus 47. Ok. Ao entrar no onibus percebi que nao rolava ar condicionado... Depois notei que o onibus enchia absurdamente a cada parada e que nao havia cobradora. Conclui que era um onibus publico, legal ser de graca mas bem ruim nao ter ar condicionado numa cidade onde a sensacao termica, por conta da alta humidade do ar, passa facil dos 40 graus!
Chegando em Siam fui ao cinema, um dos meus programas favoritos pro fim de tarde aqui. Ar condicionado, poltronas confortaveis, filmes em ingles e entretenimento por aproximadamente 2hs ou mais. Fui ver Pirates of The Caribean em 3D. Gostei bastante do filme, pelos efeitos e pela historia, o final achei meio simplorio demais, but that’s ok.
05 de Junho (domingo)
Acordei meio tarde e fui no Chatunak Weekend Market em Mo Chit. Um parque nao muito grande com um mercado ao ar livre do lado de fora. O mercado e razoavelmente grande, acho que da pra pra passar pelo menos umas 4 horas la olhando as lojinhas e as barraquinhas. Tem de tudo, desde barraquinhas de comida, roupa, acessorios, moveis, decoracao de casa, pinturas e ate obras de arte.
Almocei la mesmo. Arroz com camarao e alho, suco de limao e mel e uma entrada de camarao que eu esqueci o nome agora, mas que estava delicioso!! Tudo isso por pouco menos de R$10. Yummy!
Depois fui ao cinema de novo... A verdade e que eu ja havia visto tudo que eu queria ver de atracao turistica da cidade e tinha que preparar a mala pro dia seguinte, quando comecaria o trabalho voluntario  com os elefantes, sendo assim decidi assitir X Men First Class. Filme bem legal, gostei bastante.
Voltei pro hotel, tomei um belo banho, descansei um pouco e comecei  a arrumar a mochila. Percebi que tem coisa demais e que tenho que me livrar de pelo menos metade do peso que ha ali, devo separar as coisas mais pesadas e os presentes ja comprados e enviar pro Brasil assim que possivel for, chato e que vai demorar a vida pra chegar la, mas ok, quem tem pressa aqui neh?!?

06 de Junho (segunda)
Acordei as 5:30 da manha, tomei banho, comi um sanduiche e fui “tentar” pegar um taxi. Depois de tentar 3 taxis diferentes e tods quererem me cobrar um preco fixo, mesmo eu insistindo no taximetro, eu desisti e peguei o “metro”, que na verdade e o skytrain, um trem elevado super confortavel e barato. Fui ate Mo Chit de skytrain e depois peguei um taxi ate a rodoviaria, que fica proxima desta estacao.
Mais uma vez me dei conta de que a minha mala esta muito cheia..e precisa perder peso o quanto antes!
Na rodoviaria encontrei os outros voluntarios: Bratt, um americano de NY, Ruthie de Londres e Rhys (ele trabalha na organizacao de trabalho voluntario pela qual eu fui pro Nepal e aqui pra Tailandia, ele resolveu tirar uma semana de ferias e decidiu conhecer o projeto) e o Alex, tambem de Londres e coordenador do projeto. Alex veio pra morar um ano aqui e ajudar no inicio do projeto e esta aqui ha cinco anos ja.
Pegamos o onibus para Buriram. Alias, o onibus e um espetaculo, espacoso e com um funcionario que fica servindo agua, biscoito, almoco, leite de soja de “sobremesa” e lencinhos umedecidos! Primeiro mundo hehe! Ah, a cadeira do onibus tem massageador na regiao das costas, sensacional!
Chegando em Buriram pegamos a pick up e viemos para Surin, onde fica o santuario dos elefantes.
Funciona da seguinte forma, o santuario foi fundado pela Princesa da Tailandia ha 5 ano atras e abriga 200 elefantes. O projeto atualmente  cuida de 11 elefantes, cada elefante tem seu proprio Mahout (tratador de elefante) desde que nasce e dificilmente aceita ordens de outra pessoa que nao o seu proprio Mahout. O santuario e na verdade uma casa pras pessoas que tem elefantes e cuidam deles, cada Mahout ganha mais ou menos 8000 Thai Baht (aprox US$250) por mes para se manter, cuidar da propria familia, do elefante e se manter no santuario ao inves de voltar pras ruas de Bankok e fazer shows com os elefantes ou utiliza-los como “meio de transporte” ou simples atracao para turistas.
Chegando aqui fiquei encantada, nao e uma floresta fechada, e uma area grande, com dois rios e alguns lagos e muitas arvores, nao muito altas. Muitos campos de arroz no meio do parque, porque os Mahouts as vezes precisam pover uma renda extra alem da recebida por cuidar dos elefantes.
Os elefantes ficam presos por correntes a maior parte do tempo porque como eu expliquei, cada familia tem seu proprio elefante, entao nao podem deixar eles soltos por ai senao eles podem brigar e/ou sumir e/ou serem roubados e vendidos ilegalmente.
O projeto consiste em cuidar dos 11 elefantes e garantir um cuidado mais “digno” aos animais e com o tempo ensinar a cominudade local como interagir de uma forma mais sustentavel com os animais e com o meio ambiente.
Assim que chegamos fomos apresentadas as outras 3 voluntarias que ja estavam aqui, uma produtora musical da Broadway que eu nao lembro o nome agora, Alicia uma estudante de Wisconsin e Laura, uma escocesa de cabelo cobre e bochechas rosas.
Depois das apresentacoes partimos pro passeio com os elefantes, todos se reunem e vao andando juntos, passeando, comendo tudo que encontram pelo caminho e depois quando chegam no lago ai que e so alegria. Eles amam a agua e se pudessem passariam o dia brincando na agua e se refrescando.
Voltamos e fomos jantar. Restaurante local dentro da vila, comida boa, saudavel e de sobremesa varias frutas.
Chegamos nas nossas “casas” em torno de 20hs e acho que antes das 21:30 eu ja estava dormindo!

07 de Junho (terca)
Acordei as 6:30, me arrumei e encontrei todos pro cafe da manha as 7am. Panquecas de banana, torrada com ovo frito, dragonfruit e abacaxi! J
As 8am o trabalho comecou! Limpar o coco dos elefantes e recolher o resto da comida (folhas, cana de acucar, pepino, milho...) que eles deixam pelo chao. Essa e uma das propostas do projeto, ensinar atraves do exemplo, porque a maior parte das pessoas que cuida dos elefantes aqui no santuario nao tem uma rotina de limpeza, as vezes o coco e os restos de comida ficam no local em que o elefante vive por mais de 1 ou 2 dias.. o que nao e saudavel para ninguem!
Depois da limpeza, hora de alimentar os elefantes, baldes de pepino e um tuberculo que parece uma batata gigante sao dados aos voluntarios e nos vamos alimentando os 11 elefantes, depois disso o primeiro passeio do dia, voltamos em torno de 11:45 e meio dia e a hora do almoco. Novamente uma comida deliciosa e super saudavel!
Depois do almoco temos 1 hora livre, que eu usei sabiamente para uma soneca e depois as 14 horas fomos colocar arame farpado ao redor a nova area que estao preparando para os elefantes, onde eles poderao ficar soltos o dia inteiro e terao um lago so para eles! Trabalho duro colocar arame farpado, viu? Isso sem mencionar o sol super forte e uma temperatura em torno de uns 36 graus imagino eu.
Depois um pouquinho de descanso e hora de passear com os elefantes novamente. Foi um passeio mais longo dessa vez, mais de uma hora presumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário