terça-feira, 28 de junho de 2011

Laos - A despedida

Eu não me apaixonei pelo Laos logo de cara... mas depois de 9 dias eu aprendi a gostar.

O Laos é um pais tranquilo, calmo, com um ritmo todo próprio de ser.
As pessoas são bastante simpáticas (aliás, tô começando a achar q isso é uma caracteristica da Asia em geral).

Vientiane é a capital do país.
Tem algumas atrações imperdíveis como o Buddha Park, o "Arco do Triunfo", a Golden Stupa e inúmeros templos.
Cheguei aqui na sexta à noite e o clima não ajudou muito. Chovia um bocado e choveu mais ainda durante todo o dia seguinte, apenas no terceito dia eu pude começar a explorar Vientiane propriamente.

Luang Prabang é uma cidade charmosa, com muita influência francesa e com um mercado noturno bem simpático, além de bons restaurantes e ótimos cenários para um passeio de bicicleta.

Vang Vieng é festa.
Pura e simples.
Na minha opinião a única atração da cidade é o Tubing ( http://www.youtube.com/watch?v=A7RvYCRJmAQ ). Você desce o rio em uma bóia e vai parando de bar em bar nas margens do rio.
Se não beber demais, é divertido pra caramba, se beber demais ou abusar de certas substâncias, o risco de se machucar seriamente é bem alto... Pelo menos uma pessoa por ano morre fazendo tubing.. mas essas são as pessoas que perdem a noção das coisas...






Em um dos templos que visitei, acabei presenciando essa cerimônia.
Não tenho a menor idéia do que era, mas pelo que observei era esse menininho e o rapaz tatuado, ajoelhados na frente do monge e segurando, cada um deles, um hábito laranja daqueles que eles usam.


Essa é a Golden Stupa (Pha That Luang Temple).




Esse é o Patuxai, que traduzindo literalmente significa "Arco do Triunfo".
Foi construío entre 1957 e 1968 e é dedicado a todos aqueles que lutaram, contra a França, pela independência do país.
Durante os anos 60, os EUA doaram $$$ ao Laos para que um aeroporto fosse construído, entretanto o governo a época achou mais apropriado usar o dinheiro na construção desse monumento
Esse é o Buddha Park, também conhecido como Xieng Khuan.
Localizado a 25km ao sudeste de Vientiane. Para chegar lá vc pode pegar um tuk-tuk e gastar uma grana ou pegar um ônibus local, se aventurar e ir e voltar por menos de R$2,50.

O parque abriga inúmeras estátuas de divindades budistas e hindus e é belíssimo na minha opinião.





Essa é uma estrutura interessante, vc entra pela "boca" e vai subindo umas escadas até chegar lá no topo.
Eu peguei o caminho errado e acabei usando as escadas pras "crianças"... muito mais estreitas e com uma abertura bem pequena para a saída lá no topo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário