quinta-feira, 8 de março de 2012

Holi Celebration - Festividades em Bangalore no dia de "Holi"

Dia de celebrar!!

O Holi, também é conhecido como "festival das cores", é um feriado religioso indiano celebrado durante a primavera. A comemoração inclui jogar pó colorido e perfumado uns nos outros, ou em alguns estados, jogar balões com água colorida.

Holi é celebrado no fim do inverno, na última lua cheia do calendário lunar, o que geralmente cai no final de Fevereiro ou início de Março.

Na maioria dos lugares, Holi dura 2 dias mas aqui no Sul da Índia, as pessoas mal comemoram... praticamente passa "em branco". 

O maior objetivo do Holi é aproximar as pessoas e mesmo que por 1 ou 2 dias apenas, relaxar a tão tensa estrutura social onde é cada um no seu lugar e ninguém se mistura muito. Nesse dia você irá ver pessoas de idades, sexo, casta e status diferente interagindo sem o menor problema. Homens e mulheres, crianças e adultos, ricos e pobres... é bem interessante observar.

Originalmente, este feriado comemorava boas colheitas durante a primavera e a terra fértil, juntamente com a celebração da primavera porvir.


Eu e os meus colegas do trabalho resolvemos celebrar Holil de uma forma diferente esse ano. Sem pó colorido ou água, mas sim brincando com algumas crianças de uma escola carente aqui em Bangalore.
Fomos visitar a Resurrection School, uma escola com aproximadamente 500 crianças carentes de favelas locais. 
Como elas estão se preparando pras provas finais, não podiamos passar o dia inteiro com elas pra que elas não perdessem tempo de aula, por isso ficamos apenas com a parte da tarde pra programar as atividades.

Contratamos um restaurante local pra cozinhar pras 500 crianças e serví-las.
Depois do almoço com todos, separamos as classes de 6 e 7 anos de idade, em torno de 77 alunos, e iniciamos as atividades com eles. Corrida do saco, corrida de 3 pernas, estátua, dança da laranja...

No final retornamos pra salinha deles onde servimos o lanche, demos alguns brindes e uma mochila pros vencedores das brincadeiras. Pra encerrar, entrega do certificado de participação (feito por mim!!) !
















































2 comentários:

  1. Olá , sou um admiradora do seu blog , fico aguardando cada post com uma expectativa enorme.
    Conhecer a Indía atraves dos seus olhos , é maravilhoso.Admiro sua coragem em deixar família , amigos , toda uma vida , para encarar algo novo , desconhecido .Bom, vou ficando por aqui , e comentando sempre que possível. Até breve ...

    ResponderExcluir
  2. Chega a ser triste como na maioria dos lugares carentes as pessoas precisam de calçados....

    ResponderExcluir