quarta-feira, 20 de julho de 2011

Últimos Acontecimentos

Sei que estou sem atualizar o blog há um tempo, mas a falta de internet grátis foi a culpada.
Bem, verdade seja dita a Ilha de Koh Phagnan é tão linda e animada que a última coisa q eu queria fazer era perder tempo na frente do computador!!

Segue o resumo dos últimos dias.
Beijos!

_______________________________________________________________

9 de Julho de 2011
Siem Reap – Camboja
Saí de Saigon às 6:30 da manhã rumo a Siem Reap, Camboja, 14 horas dentro de um ônibus. Óbvio que houveram algumas paradas mas mesmo assim, é cansativo demais passar tanto tempo dentro de um ônibus por mais que seja confortável.
10 de Julho de 2011
Siem Reap – Camboja
Encontrei as minhas amigas canadenses e acabei ficando no mesmo hotel que elas.
Alugie uma bicicleta por 1 dólar e fui passear durante o dia. Acho que pedalei mais de 4 horas direto. O sol estava bem forte e eu acabei ficando com a marca da camisa... Visitei uns 5 templos e me aventurei por algumas ruelas mais escondidas pra poder observar mais o cotidiano das pessoas do Camboja. De fato o país, assim como o Laos e o Nepal, é um dos mais pobres do mundo.
Um país muito pobre e ainda assim extremamente belo. Uma beleza natural que me cativou. Os campos de arroz, o povo, os rios, algumas poucas montanhas... não sei explicar muito bem, só sei que me encantei com o Camboja como com nenhum outro país até o momento.

11 de Julho de 2011
Siem Reap – Camboja
Fui com as canadenses para alguns templos mais distantes de Angkor:  Banteay Srei, Kbal Spean e Phnom Kulen.
Banteay Srei é um temploHindu dedicado à Shiva, a pedra usada em sua construção tem um leve tom rosado e os detalhes escavados na rocha são considerados uns dos mais belos de todo o mundo. A construção do templo começou em 967 A.C.  e é um dos poucos templos em Angkor que não foi idealizado/construído por um rei, mas sim por um brahmani.
O templo fica a 32km do centro de Sieam Reap.
Kbal Spean também é conhecido como “O Rio das Mil Lingas” e fica “escondido” 2 km floresta adentro depois da entrada do parque. No caminho de volta há uma cachoeira (nada de mais) e a floresta em si é extremamente quente e úmida, o que faz com que 1 litro de água não dure nem pro caminho de ida! Mas vale a pena! Após a longa caminhada, no rio se observam vários detalhes esculpidos nas pedras, deuses hindus e alguns símbolos sagrados.
Depois de visitar essa parte mais afastada fomos até o Angkor Wat, o coração e alma do Camboja.
Angkor Wat é a maior estrutura religiosa no mundo e é símbolo nacional da cultura Khmer (Khmer = pessoa natural do Camboja)
O Angkor Wat, assim como as outras estruturas em Angkor, representa o universo em miniatura. A torre central é o monte Meru (monte sagrado para os Hindu) enquanto as torres ao seu redor representam os continentes e os oceanos. O tempo tem uma foma retangular de 1.5km por 1.3km e começou a ser construído em 1113 pelo Rei Suryavarman II.
Ao redor do templo podem ser observados alguns macacos que acabam sendo muito bem alimentados pelos turistas que levam, ou compram de vendedores locais, banana e pão.
De noite, eu e as canadenses fomos ao Temple Bar, um dos bares mais famosos e legais de Siem Reap, todo decorado com imagens e detalhes do Ankor Wat, o bar fica lotado de turistas atrás de música, festa e bebida barata (uma jarra bem grande de vodka com red bull pode ser comprada por 6 doláres e vc ainda ganha uma camiseta do bar de recordação!).

12 de Julho de 2011
Siem Reap – Camboja
Depois da festa, hora de acordar. 9:30 e o motorista de tuk-tuk já estava na porta do hotel me esperando.
Fui visitar os principais templos de Angkor no que eles chamam de “circuito grande” e “circuito pequeno”. O ideal é que estes dois passeios sejam feitos em 2 dias diferentes, mas como eu só tinha mais 2 dias inteiros e ainda queria ver o Roluos Group, outra parte de Angkor mais afastada e uma vila  flutuante, eu tinha que correr e aproveitar o máximo possível o dia!
Visitei os templos de Angkor Thom, Bayon, Baphuon, Phnom Bakheng, Ta Prohm, Preah Khan, e Preah Neak Pean.
Quando voltei pro hotel, em torno de 18 horas, estava tão exausta que resolvi  tomar um banho rápido e deitar para um soneca, esperando acordar em algumas horas e sair para jantar. Resultado? Acordei apenas na manhã seguinte às 8
13 de Julho de 2011
Siem Reap – Camboja
Depois de dormir mais de 12 horas seguidas, encontrei meu motorista de tuk tuk e fomos para mais um dia explorando os templos de Angkor.
Visitamos o que eles chamam de Roluos Group, um grupo de templos um pouco mais afastados e também uma vila de pescadores construída sobre palafitas altíssimas para quando o rio encher.

14 de Julho de 2011
Comprei a passagem de ônibus, Siem Reap – Bangkok pelo Sinh Cafe, achando que isso iria garantir a mesma qualidade do serviço que teve no Vietnã e entre Vietnã e Camboja. O ônibus deveria sair  às 7:30 da manhã,  mas daí eu entendi que na verdade se tratava de um mini ônibus que me levaria até um hotel, onde eu esperaria até às 8 e então o “ônibus de verdade” iria me buscar e me levar pra Bangkok... ledo engano.
O ônibus que buscou algumas pessoas nesse hotel na verdade iria conosco até a fronteira Camboja-Tailàndia e depois seria aquela história de sempre, grudam um adesivo colorido na sua blusa e de repente vc passa a ser reconhecida como “grupo azul”, ou “grupo amarelo”... muita organização...
Depois disso entra numa mini-van com 16 pessoas, mais o motorista, onde não tem bagageiro e portanto as mochilas são entulhadas entre os bancos numa tentativa de fazer tudo caber ali e passa em torno de 6 horas espremida dentro da Van até chegar na Khao San Road em Bangkok.
Achei um hotel baratinho logo que cheguei e agendei um taxi para a manhã seguinte às 5 da manhã (dado que me voo era às 7am, eu deveria estar no aeroporto antes das 6 am).
Após me instalar no hotel saí para colocar mais 2,5kg de tralha nos correios para a casa do meu amigo em Hong Kong e fui comer algo, trocar o livro antigo por um novo e me abastecer de água e lanches para o dia seguinte.

15 de Julho de 2011
Acordei às 4:30 da manhã, tomei um breve banho e arrumei minhas coisas. Desci, peguei taxi e fui pro aeroporto. O céu ainda estava escura mas mesmo assim Bangkok continuava cheia de vida, com várias pessoas nos bares ainda iluminados e muitos carros na rua.
Cheguei no aeroporto às 5:30 e estava absuramente lotado! O aeroporto de Bangkok, na minha opinião, é tão grande e movimentado quando Heathrow em Londres ou Newark em NJ.
O voo saiu pontualmente às 7am e chegou em Surat Thani às 8:10am. Peguei um mini ônibus até o pier (1:30 mais ou menos) e embarquei no ferry que me levaria até Koh Phagnan.


CONTINUA....

Nenhum comentário:

Postar um comentário