domingo, 3 de julho de 2011

Sobre o Vietnã

Por enquanto estive apenas em HaNoi, Halong Bay e Cat Ba.

HaNoi é pior que o Nepal na minha opinião. Cidade desorganizada, buzina pra todo lado, as pessoas não são simpáticas como observei no Laos, na Tailândia e no Nepal até agora. Na verdade, as pessoas tem uma cara muito séria, quase que "irritadas" o tempo todo. As pessoas não são solicitas e falam um inglês sofrível!

O país em si é bem bonito. Halong Bay foi um dos lugares mais lindos que já vi em toda a minha vida até o momento, estonteante! Cat Ba, uma ilha próxima de Halong também é muito bonita, me refiro à natureza do local, os arrozais, as paisagens, as praias... belíssimo.

Estou gostando do país e detestando as pessoas.
A sensação que dá é que constantemente estão tentando te passar a perna, te cobrar o triplo ou o dobro só porque você é estrangeiro... chega uma hora que isso irrita, ninguém gosta de sentir que está sendo constantemente enganado!
Exemplo, fui comprar um pacote de biscoito e perguntei quanto custava, a moça responde R$2,50 (30mil dong) e eu pago, pego o biscoito e quando olho no verso da embalagem tem uma etiqueta dizendo R$1,25 (15mil dong)... me sinto uma idiota recém passada pra trás e vou reclamar, mostro a etiqueta de 15mil dong e ela me olha com desprezo e solta um sonoro: "NO!"
E fica por isso mesmo.. ela vira as costas e vai atender outra pessoa, me ignorando solenemente.

Outro exemplo de "pq não gosto de Vietnamitas até o momento". No primeiro dia que fui caminhar pela cidade, uma mulher me abordou e colocou aquele bambu que elas carregam vendendo frutas pela cidade no meu ombro e se ofereceu pra tirar uma foto.. ok pensei eu, ela vai me pedir 1 dólar por isso.. sei lá.. e eu pagaria na boa. Daí ela ira a foto (que vcs viram há 2 posts atrás) e depois de me devolver a câmera ela põe um saquinho com uns pedaços de abacaxi na minha mão, para que eu compre, obviamente, e diz:
- 200 mil dong (R$ 16,50 !!!!)
Eu fiquei atônita. Com R$16 eu compro alguns kilos de abacaxi. Me desculpa, mas eu sou de um país tropical, não sou uma européia que nunca viu abacaxi na vida...

Fico extremamente irritada com a atitude da mulher e estendo 15mil dong pra ela (R$1,25) pela foto e olhe lá, não quero abacaxi nenhum! Ela pega meu dinheiro continua insistindo pra que eu compre a porcaria do abacaxi e quando eu deixo bem claro que nem tenho os 200mil dong ela sai andando e falando alto, talvez me xingando sei lá.

Outro exemplo, entro numa loja pra comprar água por 10 mil dong, mas como a loja estava cheia, resolvo ir na loja em frente. Entro e pergunto a um homem sentado na porta da loja quanto custa a agua, ele sinaliza com a mão que custa 10mil dong, pego o dinheiro e quando estou quase pagando, surge uma senhora, olha pra mim e iz que custa 15mil dong. Eu digo que na loja em frente custa 10 e que eu pago no máximo 10 e ponto, ela começa a berrar na língua dela e me manda embora da loja! Eu vou na loja em frente e compro por 10!

É isso tipo de coisa que está me impedindo de amar o Vietnã. Eu juro que estou tentando.. mas tá difícil.
O povo não é simpático, não é nem um pouco bonito e tem essa mania de olhar o turista como um cifrão ambulante. É muito cansativo sem turista no Vietnã.

Agora estou no aerorporto esperando meu vôo pra Ho Chi Minih City (Saingon), onde devo passar uns 2 dias e depois ir para Mui Ne, um lugar conhecido pelas belas praias, dunas, possibilidade de descansar bastante durante o dia e ir pra boas festas durante a noite. Vamos ver... Deus sabe que eu estou me esforçando para gostar do Vietnã...mas não tá fácil!



Um comentário:

  1. Eu estava curiosa pra saber sua relação de amor e ódio com o Vietnã, agora entendi e te compreendo perfeitamente. Mas basicamente ocorre isso só que mais disfarçado com os queridos gringos no Brasil né? Naquele antigo Barril que tinha ou tem ali no Arpoador, o cardápio em ingles tem preços diferentes e mais caros do que o cardápio em portugues pra brazucas.
    Fora que os taxitas passam a perna bonito nos gringos já de cara no aeroporto, entre outros... aqueles caras que tocam musiquinha (pagode) irritante na praia, pedindo dinheiro.. etc.
    Aqui na europa, aquelas esculturas humanas tbm não permitem mais que vc as fotografe sem pagar... etc....
    Arf, é mesmo annoying sem passada pra trás, maltratada porque voce não fala a língua!

    ResponderExcluir