sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ko Lanta e O Acidente

31 de Julho de 2011

Resolvi fazer um passeio de barco ao redor de Ko Phi Phi e Phi Phi Leh.
Acordei cedo, tomei meu café da manhã e fui pesquisar preços e horários.
O tour começava umas 10:00am mais ou menos e terminava ao pôr do sol.
Visitamos Monkey Beach, Bamboo Island, Mosquito Island, Maya Bay (Onde foi filmado o filme “A Praia”), fizemos snorkel em 3 regiões diferentes e kayak. Bem legal!








01 de Agosto de 2011
Decidi me aventurar e fazer uma aula de mergulho (scuba diving)!!
Acordei beeeem cedo, pois tinha que chegar no centro de mergulho às 7:15!
Algumas intruções básicas, apresentações, 4 alunos por instrutor e pronto, vamos pro barco!! Fomos para uma região mais próxima de Phi Phi Leh e começamos a ser apresentados aos sinais que são usados quando estamos em baixo d’água para comunicação, o aparelho, dicas básicas com relação à respiração e pressão no ouvido e lá fomos nós! Coloca aquela roupa de mergulho, o colete com o cilindro, a máscara, o snorkel, o pé de pato e pronto!!!
Depois de cair no mar o professor ainda dá mais algumas instruções de como respirar, como limpar a máscara, como limpar o respirador e como descer e subir quando estiver em baixo d’água. Tudo pronto? Hora de mergulhar de verdade!!
Mergulhamos por mais ou menos 1 hora e foi fantástico. No início a pressão no ouvido é um pouco forte, mas é tudo questão de ficar calma, lembrar de respirar pela boca e ir soltando o ar devagar. Outra dica importantíssima quando se mergulha é SEMPRE MANTER A CALMA! Nunca se desesperar, ficar tensa ou querer subir rapidamente para a superfície.
O fundo do mar é um mundo à parte. Cores e formas tão lindas e únicas que a não ser que você veja com os seus próprios olhos, fica bem difícil de explicar. Corais, peixes, anêmonas, ouriços, pepinos e estrelas do mar, moréias, tartarugas e tubarões. Sim, tubarões, mas dos bonzinhos e que nem se aproximam dos mergulhadores, ficam mais escondidos que tudo.
Pra quem nunca mergulhou, recomendo fortemente escolher uma boa escola de mergulho, com equipamento em bom estado e professores bons, pq isso faz muita diferença! E pra quem já mergulhou...bom, aí vc já sabe do que eu tô falando né?!  J


 
02 de Agosto de 2011
Peguei o speedboat e fui pra Ko Lanta, outra ilha na Costa de Andaman (lado Oeste do Sul da Tailândia).
O barco até que começou bem, mas no meio da mar começou a fazer um barulho estranho, tipo um apito bem forte e o motor parou... Todo mundo se entreolhou com aquela cara de “ai caramba.. ferrou! Tamo no meio do oceano!!!”. Mas o “piloto” do barco ligou e desligou tudo de novo e funcionou... uffa!
5 minutos depois: piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, parou de novo. Desliga e liga novamente e vamos que vamos!
Meia hora depois, quase chegando em Ko Lanta, começa a chover e o barco para mais umas 2 vezes...
Mas ok, chegamos sãos e salvos no pier e daí foi aquela aventura de tirar as malas e mochilas no meio da chuva, as pessoas querendo sair desesperamente da chuva. No pier mesmo haviam vários motoristas enviados pelos hotéis para mostrar fotos dos quartos e dos resorts, divulgar os preços e atrair os hóspedes que não haviam reservado nenhum hotel ainda, o que era o meu caso.
Fui para o Long Beach Resort. Um hotel de cara pra praia, com duas piscinas, internet, tv, frigobar e ar condicionado por R$15 a diária! Mas olha, esse preço é só porque está na baixa temporada e a ilha estava beeeem vazia, porque geralmente o hotel cobra algo entre R$50 e R$120 a diária dependendo se o bungalô fica de frente pro mar ou não.
No hotel conheci uma francesa que também estava viajando sozinha e ficamos batendo papo o ia inteiro já que a chuva havia se transformado em uma tempestade tropical e não havia a menor chance de ir à lugar nenhum e tudo em Ko Lanta é distante, ao menos o 7 Eleven (loja de conveniêcia) mais próximo ficava a pelo menos uns 2km.

03 de Agosto de 2011
Acordo meio discrente e olho pela janela pra ver se o tempo melhorou e o que eu vejo? ? ?
Um dia liiiindo lá fora, céu azul, ventinho suave, mar ainda um pouco agitado mas perfeito! Eu e a francesa decidimos alugar uma moto, tipo uma scooter, pra explorar mais a ilha, as praias mais distantes e aproveitar o belo dia.
Tudo bem tirando o fato de que nenhuma de nós duas jamais dirigiu uma moto na vida.
Ok, faz um teste drive rápido, concorda que jamais passaremos de 20km ou 30km por hora para evitar problemas e pronto. Gaelle, a francesa, decide começar dirigindo e eu vou de carona.
Dirigimos devagarzinho por mais ou menos uns 25 minutos, até enfrentamos uma descida super tensa, mas tudo bem.
Depois, quando estávamos em uma parte super plana e com asfalto bom, sei lá porquê a menina acabou perdendo o controle da moto e acabamos caindo no acostamento...
Au! O primeiro pensamento foi: “pqp, me machuquei...mas não quebrei nada pelo menos!”
Ainda sentada empurrei a moto pro outro lado, pois ela havia caido em cima da minha perna direita e fui conferir o estrago. Sentia o meu joelho direito queimando e quando olhei... oh oh.. isso não vao ser nada bom! Ralei um bom pedaço do joelho no asfalto e nas pedrinhas no acostamento quando a moto caiu em cima da minha perna e deslizou... O joelho estava vermelho de sangue mas ao mesmo tempo o que assustava era o fato de ver a pele branca no meio da perna que andava tão bronzeada. É estranho porquê a sensação que dá é de que cortou um pedaço do joelho fora... A francesa também se machucou, bem menos que eu, mas arranhou um pouco o braço e ralou bem a coxa direita na queda.
Assim que caímos no meio da estrada um carro e 2 motocicletas pararam para nos ajudar. O motorista do carro nos levou imediatamente para o hospital, que pra nossa “sorte” era a uns 5 minutos de carro dali e um outro rapaz foi dirigindo a nossa moto, afinal de contas havíamos alugado a moto e não podíamos largar por aí!
No hospital só demorou um pouquinho pra nos atenderem pois tínhamos que preencher a ficha com os nosso dados primeiro, antes de sermos atendidas. Depois de preencher a ficha, eu senti que a minha pressão estava caindo e tive a sensação de que ia desmaiar. Avisei à enfermeira que ia desmaiar e deitei na bancada onde estava esperando. A enfermeira trouxe um algodão com éter pra eu despertar e nisso uma senhora, enviada por Deus com certeza, se sentou ao meu lado, colocou a minha cabeça no colo dela e começou a fazer carinho com uma mão e a me abanar com a outra. Na mesma hora eu chorei um pouco... de dor, porquê o joelho latejava e doía demais, e também por estar tão fragilizada e sozinha nesse momento e alguém surgir, do nada, para me dar carinho e cuidar de mim.



Alguns minutos depois a enfermeira me chamou e finalmente começou o cuidado. Limpou bem o machucado (o que doeu muuuuuuito!!!) e colocou a bandagem. Depois cuidou da francesa e me entregou um receituário com antibiótico para evitar que o joelho infeccionasse e paracetamol para quando eu sentisse dor.
A conta do hospital deu R$63 mais ou menos, incluindo o antibiótico para 5 dias.
O mesmo homem que nos levou até o hospital, voltou mais ou menos 1:30 depois para nos buscar. Nos levou até o nosso hotel de carro e pediu a um amigo que dirigisse a moto até o hotel também.
Depois de tanta gentileza e preocupação com o próximo, declaro que na minha opinião não há povo mais gentil que os Tailandeses!




De noite notei que o curativo já estava meio vermelho e decidi trocar o curativo para evitar que infeccionasse.
Que dor! Jogar o soro dói, encostar com o algodão dói, colocar a gaze por cima dói....enfim, hora de tomar o paracetamol!!
Na hora de dormir outro inferno, porque eu só durmo de bruços e não podia nem pensar em encostar o joelho no colchão e colocar o peso da perna em cima o pobrezinho... Ou seja, dormi super mal e não descansei nada.

04 de Agosto de 2011
Eu e a francesa fomos para Krabi, eu porque tinha um vôo no dia seguinte para Kuala Lumpur na Malásia e ela porque queria ir para Ko Tao, do lado Leste do Sul da Tailândia (onde ficam Ko Samui, Koh Phagnan e Ko Tao).
Chegando em Krabi achamos um hotel bem simples mas direitinho por R$10 a diária, como haviam duas camas no quarto e seria apenas por uma noite, resolvemos dividir o quarto, o que fez com que essa fosse a estadia mais barata de toda a minha viagem até o momento! R$5!
Fui até uma clínica para trocar o curativo e o médico que me atendeu, apesar de ser tailandês, parecia um chinês maluco. Foi logo dizendo que não tinha que trocar curativo nenhum, tinha era que limpar bem e deixar aberto, que eu deveria comer muita fruta e tomar vitamina C e zinco pra ajudar na cicatrização, e me receitou uma pomada, tipo um nebacetin eu acho, para passar 2 vezes por dia. Disse ele que entre 3 e 4 dias já estaria bem melhor, formando a casquinha já!
Ok né?! Não custa acreditar e tentar J

Nenhum comentário:

Postar um comentário