March 15th
Decidi começar a procurar programas de trabalho voluntário pelo mundo. Deus abençoe a internet, porque só assim eu acabaria descobrindo tantos sites e tantos relatos de experiências parecidas!
Vamos às opções:
África estava fora da minha área de interesse porque eu sei bem as minhas limitações emocionais e acho que não iria conseguir encarar tão de frente a realidade cruel do continente. A miséria, as doenças, a violência...
América do Sul/América Central não seria uma das minhas opções iniciais pois estava muito próximo e a sensação que eu mais queria era de estar longe de tudo que eu conheço e sair definitivamente da minha "comfort zone".
Ásia! Sim, Ásia! Eu sempre me encantei pela cultura oriental em geral e o plano inicial inclusive era passar 15 dias no Japão esse ano, em Setembro. Mas aí veio o terremoto... e veio a Tsunami... e veio a tragédia toda.
Existem diversos programas de trabalho voluntário na Ásia, Nepal, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Indonésia... E foi daí que partiu a inspiração. Boa parte desses países pratica o Budismo e isso foi outro forte ponto a ser levado em consideração. A maior parte dos trabalhos voluntários oferece refeições vegetarianas, mais uma coisa a favor.
Os projetos que mais interessaram foram de "Teaching Assistant Volunteer in Buddhist Monasteries, Nepal", "Elephant Protection Volunteer, Thailand" e "Volunteer Wildlife Rescue, Indonesia".
Seria uma forma de ensinar, ajudar e ao mesmo tempo me aprofundar na filosofia budista, além de no caso da Tailândia e Indonésia, ter um contato direto com a natureza/animais que eu dificilmente teria ou terei novamente.
O plano inicial é: 3 semanas no Nepal, 2 na Tailândia e 2 na Indonesia e as outras 5 semanas viajando por esta região, que segundo o mapa abaixo, é onde ocorre a maioria dos terremotos mais intensos do planeta!!
Pois é.... então.... Sul da Ásia.... wish me luck!
Nenhum comentário:
Postar um comentário