quinta-feira, 31 de março de 2011

There's no turning back now - Agora não tem mais volta

March 31

Cansada!
Muito cansada.

Essa viagem vai ser ótima e tal, mas tá dando uma trabalheira planejar tudo direitinho, com calma...

To Do List (at least so far):

  • comprar passagem ida e volta
  • comprar passagens para trechos internos
  • pesquisar albergues/hotéis
  • pesquisar preço de seguro-saúde
  • abrir conta no Citibank e verificar condições de saque internacional
  • tirar várias fotos 5x7 pros vistos
  • fazer IR antes de viajar
  • colocar contas no débito automático
  • pagar IPVA e agendar vistoria
  • cancelar e resgatar PGBL
  • marcar vacinas
  • tirar certificado internacional de vacina contra febre amarela
  • cancelar internet no celular
  • marcar dentista
  • marcar médico clinico geral e pedir receituários para viagem
  • mandar passaporte para Brasilia pro consulado do Vietnã
  • deixar uma procuração de plenos poderes pra minha mãe resolver qq perrengue na minha ausência

E olha q isso é o mais urgente, o que tenho que resolver agora. Nem falei ainda de procurar uma mochila pro mochilão em si, em fazer as compras da farmacinha, comprar roupas confortaveis de algodão que não precisem passar... essas coisas que a gente faz 1 semana antes da viagem mesmo.


God help me.

Soundtrack of the day:  Pursuit of Happiness - Astronomy Class feat. Diafrix


p.s: Odiando esse IOF de 6% nas compras com cartão de crédito..grrrrr


segunda-feira, 28 de março de 2011

Just Breathe - Apenas Respire

March 28th





Consulta com médico da Fiocruz pra tomar vacinas agendada pra semana que vem.
Consulta com médica pra pegar receitas e dicas sobre que medicamentos levar pra viagem, tb marcada pra semana que vem.
Consulta com dentista pra fazer uma revisão e limpeza antes de viajar, marcada pra amanhã.
Todos os trechos aéreos  devidamente pesquisados e alguns já reservados.


Ainda falta tirar foto 3x4/5x7 pra pedir o visto pra alguns países e pra levar comigo pros outros países nos quais vou pegar o visto na entrada.
Comecei a pesquisar albergues mas ainda nada muito sério/definitivo.
Falta também pesquisar e fechar mais seriamente um seguro sáude pra viagem, dado que o meu plano do trabalho não deve durar mais do que 1 mês após a saída daqui.

Ontem no meio de um grupo imenso de amigos de amigos acabei conhecendo um cara cuja amiga acabou de voltar da Tailândia, Vietnã, Laos e ele se disponibilizou pra botar a gente em contato pra que eu possa pegar dicas pra viagem, sobre a região e os hábitos locais... essas coisas. Great!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Do it now, Say it now - Faça agora, Diga agora

March, 18th


Conversei com o meu chefe hoje.
Depois de pesquisar bastante sobre o trabalho voluntário, analisar as finanças, considerar o impacto de ficar alguns meses gastando e não recebendo salário, pensando em mim e o que eu realmente quero pra minha vida e pro meu futuro, pessoal e profissional também.

Meu chefe como sempre me lembrou pq eu adoro trabalhar com ele. Um cara bom, justo, honesto, que sabe gerir pessoas e que pensa sempre na big picture, tentando olhar e visualizar um modo de conciliar os objetivos e talentos de cada um e ao mesmo tempo maximizar a eficiência dentro da estrutura da empresa.
Ele foi completely supportive. Disse que no meu lugar não tomaria essa decisão, mas que entende as minhas razões e que em momento algum isso invalidava a profissional que havia sido até aquele momento.

Num mundo perfeito, eu sairia esses 3 meses e voltaria pra cá, tipo um período sabático, sabe? Maaaas, a vida não é tão simples e fácil assim.

Decisões tem de ser tomadas analisando todas as variáveis conhecidas, ponderando todos os riscos conhecidos, e o imprevisível a gente joga ali na equação sem bem saber o que ele é ou significa.. mas enquanto boa economista, a gente pesa isso também. Sempre.

God bless the internet! - Deus abençoe a internet!





March 15th


Decidi começar a procurar programas de trabalho voluntário pelo mundo. Deus abençoe a internet, porque só assim eu acabaria descobrindo tantos sites e tantos relatos de experiências parecidas!

Vamos às opções:
África estava fora da minha área de interesse porque eu sei bem as minhas limitações emocionais e acho que não iria conseguir encarar tão de frente a realidade cruel do continente. A miséria, as doenças, a violência...

América do Sul/América Central não seria uma das minhas opções iniciais pois estava muito próximo e a sensação que eu mais queria era de estar longe de tudo que eu conheço e sair definitivamente da minha "comfort zone".

Ásia! Sim, Ásia! Eu sempre me encantei pela cultura oriental em geral e o plano inicial inclusive era passar 15 dias no Japão esse ano, em Setembro. Mas aí veio o terremoto... e veio a Tsunami... e veio a tragédia toda.

Existem diversos programas de trabalho voluntário na Ásia, Nepal, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Indonésia... E foi daí que partiu a inspiração. Boa parte desses países pratica o Budismo e isso foi outro forte ponto a ser levado em consideração. A maior parte dos trabalhos voluntários oferece refeições vegetarianas, mais uma coisa a favor.

Os projetos que mais interessaram foram de "Teaching Assistant Volunteer in Buddhist Monasteries, Nepal", "Elephant Protection Volunteer, Thailand" e "Volunteer Wildlife Rescue, Indonesia".





Seria uma forma de ensinar, ajudar e ao mesmo tempo me aprofundar na filosofia budista, além de no caso da Tailândia e Indonésia, ter um contato direto com a natureza/animais que eu dificilmente teria ou terei novamente.


O plano inicial é: 3 semanas no Nepal, 2 na Tailândia e 2 na Indonesia e as outras 5 semanas viajando por esta região, que segundo o mapa abaixo, é onde ocorre a maioria dos terremotos mais intensos do planeta!!



Pois é.... então.... Sul da Ásia.... wish me luck!