segunda-feira, 16 de julho de 2012

Hubli e o Trem

Oh India...

Esse foi o trem que eu tive que pegar para ir para Hubli, uma cidade aqui no estado de Karnataka onde ia rolar uma "conferência".

Fomos eu e Apurva, a menina de quem eu sou "chefe". Ela já havia morado nesta cidade por um ano e meio e daí pensei que fosse um lugarzinho razoável e tals... ledo engano!

Bom, mas vamos ao trem...



Ás vezes me pego pensando que tive que sair do Brasil pra passar esses perrengues... No Brasil mesmo eu nunca fui à Central do Brasil, nunca andei de trem e nunca peguei um ônibus sem ar condicionado para um trajeto de quase 11horas... Daí venho pra Índia e fico tomando essas lições na cabeça!


O trem era "sleeper", o que significa que os assentos eram pra "dormir", tipo uma caminha estranha...
Eu tenho 1,70 e sou "alta" pros padrões indianos, portanto eu não cabia toda na "cama". Tinha que me encolher um pouco...


As estradas aqui são péssimas, e por isso uma viagem de ônibus para uma distância de aproximadamente 420km demora entre 8 e 9 horas... o que dá uma velocidade média de menos de 50km por hora!!
Esse é o maior problema quando se viaja de ônibus aqui... Por causa do trânsito caótico, não há respeito de faixas e a sinalização é péssima, daí é um tal de nego buzinando pra tudo que é lado, piscando farol, ultrapassando sem seta... é uma aventura.. e não é das mais maneiras!


Logo, o trem passa a ser a "melhor" alternativa.. porém o trem também não anda lá muito mais rápido não...
Não é trem bala não, como vocês podem notar pela imagens, ou seja, ele para umas 5 ou 6 vezes em cidades menores, rapidamente, para embarque-desembarque.


No final das contas, é meio que a mesma coisa.. mesma duração.



Não sei se dá pra ver o trem lá na foto acima... mas é o melhor que deu pra mostrar.
Esse é um lugar "turístico" em Hubli... um mirante até que agradável e bonitinho. Muito verde por todos os lados, uma ventania louca e uns casaizinhos namorando discretamente por lá.

Alguns gatos e cachorros também mas não consegui tirar foto pois eles era meio ariscos e assustados.


Eu no meio da ventania louca!

********************************************************************************

Durante a conferência eu tive vários momentos "mas o quê q eu tô fazendo aqui nesse fim de mundo?!?"
Era uma conferência de contadores do estado de Karnataka... cada tipo... cada estilo... Muita barriga, muito bigode, muito sotaque forte e inglês às vezes quase incompreensível, muita gente "comendo sardinha e arrotando caviar", sabe?! Pois é...


Não sei se por ter sido uma colônia britânica até recentemente ou pelo sistema de castas, mas o que acontece é que Indianos tem um ego muito grande, e quanto "menor" for o seu papel na sociedade, mais "personalidade" a pessoa vai ter.
Por aqui a gente nota que o recepcionista, o segurança e o porteiro tem mais arrogância que o presidente da empresa. Funciona mais ou menos assim: eles se apegam ao pouco ou quase nada de poder que tem e usam isso para se sentirem bem consigo mesmos.


Por exemplo, o segurança vai querer saber onde você vai, com quem você vai falar, se a pessoa sabe que você está indo lá... e ele vai fazer tudo isso, muito provavelmente, de cara feia e ruga na testa! Daí você sobe pra falar com a recepcionista... siiiim, eu estava falando do porteiro-segurança.. o carinha lá da porta... daí você fala com a recepcionista, que quase sempre vai ter aquela cara de "ãnh? o quê? ihhh que difícil isso...", sabe? Aquele ar de meio mula, desculpem a palavra mula, não quero soar preconceituosa, mas a maioria tem sim essa cara de meio idiota. Daí ela provavelmente vai falar com você num tom super baixo que você quase não consegue escutar, ah, e com um inglês quase incompreensível também...
Se for homem o cara vai falar grosso, em tom alto, mostrando toda a "masculinidade" dele e tentando exercer o pouquinho de poder e controle que ele tem nas mãos...


Daí quando você finalmente consegue falar com o chefe, o diretor ou o presidente, a galera, geralmente porém não sempre, é mega solícita, gentil e aberta a te receber e conversar....


Eu gostei muito do q outro dia um amigo meu disse: "little people with little power" ("gente pequena com um pouquinho de poder")... Acho que define bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário