quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hanoi - Vietnã


Cheguei em Hanoi ontem a noite.
A cidade é insana. O trânsito do Rio pareceria educado até demais perto dos motoristas daqui...
A galera dirige loucamente, correndo muito quando pode, ultrapassando quando quer, buzinando a todo momento!
Maaaas, as coisas parecem ter uma certa ordem, que nem no Nepal. É só vc ir cruzando a rua, no mesmo ritmo, sem acelerar ou parar, e confie, você vai chegar viva do outro lado.
Com um pouco de taquicardia, mas vai!

No albergue em que estou tem vários dormitórios, mistos, só para mulheres, quartos privados...É um albergue beeem legal, cheio de gente jovem, música, sinuca, totó, dardo, internet de graça e um lounge com uma TV gigante passando seriados o dia inteiro.

Assim que cheguei no meu quarto conheci uma menina chinesa, de Beijing, e ficamos conversando por um bom tempo. Ela também tem 27 anos, também tinha um bom emprego e pediu demissão pra viajar durante um ano pela China e Sudeste Asiático. Resumindo, ficamos amigas e fomos pro bar da esquina "confraternizar" com os locais e os outros turistas. Uma cerveja pequena aqui custa em média R$3 o que me leva a concluir que a Tailândia é o país mais barato, depois o Laos e depois o Vietnã. Obviamente as coisas aqui são baratas, mas se comparadas aos outros países, o Vietnã não é o mais em conta.

Amanhã vou pro Cruzeiro por Halong Bay.
3 dias e 2 noites. Uma noite no barco e outra na ilha Castaway.
Atividades incluídas nos 3 dias: cruzeiro, cavernas, kayak, praias desertas, nadar na baía, wake boarding, tubing e waterskiing! Fora a festa no barco!!
Resumindo, não terei internet pelos próximos 3 dias e as chances de voltar mais bronzeada do que nunca são bem altas!

Abaixo algumas fotos de Hanoi hoje pela manhã.









Tem Salonpas no Vietnã!!! Por essa vc não esperava né?!?










Pois é... eles comem sapos...


Noodles (macarrão)




Comem sapos e tartarugas também!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Laos - A despedida

Eu não me apaixonei pelo Laos logo de cara... mas depois de 9 dias eu aprendi a gostar.

O Laos é um pais tranquilo, calmo, com um ritmo todo próprio de ser.
As pessoas são bastante simpáticas (aliás, tô começando a achar q isso é uma caracteristica da Asia em geral).

Vientiane é a capital do país.
Tem algumas atrações imperdíveis como o Buddha Park, o "Arco do Triunfo", a Golden Stupa e inúmeros templos.
Cheguei aqui na sexta à noite e o clima não ajudou muito. Chovia um bocado e choveu mais ainda durante todo o dia seguinte, apenas no terceito dia eu pude começar a explorar Vientiane propriamente.

Luang Prabang é uma cidade charmosa, com muita influência francesa e com um mercado noturno bem simpático, além de bons restaurantes e ótimos cenários para um passeio de bicicleta.

Vang Vieng é festa.
Pura e simples.
Na minha opinião a única atração da cidade é o Tubing ( http://www.youtube.com/watch?v=A7RvYCRJmAQ ). Você desce o rio em uma bóia e vai parando de bar em bar nas margens do rio.
Se não beber demais, é divertido pra caramba, se beber demais ou abusar de certas substâncias, o risco de se machucar seriamente é bem alto... Pelo menos uma pessoa por ano morre fazendo tubing.. mas essas são as pessoas que perdem a noção das coisas...






Em um dos templos que visitei, acabei presenciando essa cerimônia.
Não tenho a menor idéia do que era, mas pelo que observei era esse menininho e o rapaz tatuado, ajoelhados na frente do monge e segurando, cada um deles, um hábito laranja daqueles que eles usam.


Essa é a Golden Stupa (Pha That Luang Temple).




Esse é o Patuxai, que traduzindo literalmente significa "Arco do Triunfo".
Foi construío entre 1957 e 1968 e é dedicado a todos aqueles que lutaram, contra a França, pela independência do país.
Durante os anos 60, os EUA doaram $$$ ao Laos para que um aeroporto fosse construído, entretanto o governo a época achou mais apropriado usar o dinheiro na construção desse monumento
Esse é o Buddha Park, também conhecido como Xieng Khuan.
Localizado a 25km ao sudeste de Vientiane. Para chegar lá vc pode pegar um tuk-tuk e gastar uma grana ou pegar um ônibus local, se aventurar e ir e voltar por menos de R$2,50.

O parque abriga inúmeras estátuas de divindades budistas e hindus e é belíssimo na minha opinião.





Essa é uma estrutura interessante, vc entra pela "boca" e vai subindo umas escadas até chegar lá no topo.
Eu peguei o caminho errado e acabei usando as escadas pras "crianças"... muito mais estreitas e com uma abertura bem pequena para a saída lá no topo!!

domingo, 26 de junho de 2011

Vientiane - Laos

Cheguei em Vientiane na sexta, final da tarde.
Chovia um pouco apenas, o que nao me impedia de sair pra jantar aqui por perto do Hotel.

Sabado choveu O DIA INTEIRO!!!
Acaba sendo um certo "desperdicio" de tempo e dinheiro mas a unica alternativa com um tempo desses eh ficar no Hotel, lendo, usando a internet e comendo porcaria! :-(

Hoje o tempo melhorou um pouco, quer dizer, esta chovendo pouquinho, aquela chuva fininha que soh atrapalha as fotos e nao te deixa caminhar por muito tempo.

Ainda nao consegui formar uma opiniao sobre Vientiane pelo simples fato de que ainda nao consegui sair e explorar propriamente a cidade. Do pouco que vi, achei a cidade bem vazia, ultra tranquila e cheia de templos e restaurantes simpaticos.













sexta-feira, 24 de junho de 2011